Pular para o conteúdo principal

Tutorial da Aimi | O que não te contam sobre arranjos de gypsophila e ásteres

Para quem vê tudo pronto, não sabe o que rola nos bastidores para que tudo fique perfeito na hora! Então aí vai alguns segredinhos para quem quer montar seus próprios arranjos:

Técnica que está por trás: utilizei flores similares, todas elas são tanto para uso como complementares ou principais. As flores menores em cima e as flores maiores em baixo.

Ou seja, as gypsophilas que são menores em cima e os ásteres em baixo.

Estamos em época de chuva, então, o áster (ou lágrima de maria) que tem o miolo amarelo são mais vulneráveis a apodrecer rapidamente, então, logo que chegou da compra eu abri os pacotes todos, cortei os talos 2 cm embaixo e coloquei na água. Atenção! Em época de seca o procedimento é diferente. Não retire da embalagem, somente corte os talos 2 cm e coloque em água gelada. Se for demorar mais de 2 dias, coloque na geladeira. Caso não tenha geladeira para deixar, vá trocando a água e cortando as hastes todos os dias.

Dica: deixe baldes com água já prontos para recebê-los para que não fiquem muito tempo fora da água.

As gypsophilas retirei dos pacotes também, retirei as folhas embaixo e cortei as hastes, colocando-as em baldes que foram imediatamente para a geladeira.

Eu tenho duas geladeiras dedicadas às flores mais sensíveis, pois não suportam o calor.

Fiz um plano B caso o áster apodreça mesmo tomando todos os cuidados, que é encomendar o áster dobrado ou áster Mariana de SP. Embora os pacotes pareçam pequenos, eles rendem bastante. Esse áster dura bem e também deixo na geladeira junto com a gypsophila.

A acácia mimosa é limpa e cortada já preparada em vasos menores com água fresca.

Dica: quanto mais curtas as flores, mais tempo duram.  Então começamos a preparar os bouquets na quinta-feira mesmo, quando chegam as flores, para aproveitar melhor o espaço na geladeira, todos os de gypsophila ficaram prontos e colocamos na geladeira em prateleiras.

Na sequência os ásteres foram cortados em camadas e limpos para ficar mais fácil montar os bouquets. No dia seguinte, vimos que por descuido, colocamos pouca água em um dos baldes, e não percebemos que alguns ásteres ficaram fora dágua e secaram. Outros haviam apodrecido e tivemos que limpá-las novamente. Perdemos cerca de dois pacotes nesse momento, fora o tempo de limpar e separar, mas como eu tinha pedido a mais, não fiquei em pânico. Então, sempre peça a mais porque o áster é muito sensivel e qualquer coisinha ele murcha ou apodrece. 

E finalmente, os arranjos da mesa do bolo foram finalizados no sábado de manhã. Na verdade, no sábado de madrugada. Sim, viramos a noite para finalizar os arranjos. 

Se for preciso contratar mão de obra, não hesite, pois o tempo é fundamental. 

Não é nada bom que você ou seus familiares e amigos estejam exaustos ou que atrasem para o seu evento por conta dos arranjos florais.

Comentários